O mundo atualmente está cheio de informações e distrações. É muito difícil — para designers ou não — se manter atualizado de tudo que está acontecendo, já não basta lidar com tudo que acontece nas nossas próprias vidas, ainda temos que ficar atentos ao mundo inteiro?!
Mas se eu pudesse sugerir três coisas que eu acredito que todo designer (e é todo mesmo, iniciantes, juniores, seniores e tal) precisa ter em mente, seriam estes 3 conselhos abaixo.
1. Não pare de estudar
Houve um período, lá pela metade do meu curso (de Comunicação Visual Design, na UFRJ) em que eu caí na arrogância de pensar que por já estar trabalhando, eu podia deixar o estudo de lado. Esse erro me custou alguns anos de desenvolvimento na carreira, tenho certeza disso. Foi quando eu fiquei mais estagnado no trabalho e ficava absurdamente angustiado de fazer as mesmíssimas coisas no dia a dia, sem criar ou aprender nada novo.
Felizmente eu consegui contornar isso, enquanto ainda estava na faculdade, e pude aproveitar ainda meu último ano e produzir um TCC de que me orgulhei verdadeiramente.
Mas mesmo sem ser no ambiente acadêmico, não pare de estudar, de experimentar, de fazer coisas que não são para seus clientes, e por isso podem ser mais livres, podem ser focadas em uma técnica que você nunca usou. Se joga.
2. Não se apegue em tendências.
Toda hora tem algum conteúdo na Internet listando as últimas tendências do Design, e é interessante dar uma olhada descompromissada nessas informações. Saber as técnicas e estilos que estão sendo mais utilizados não faz mal, o problema é deixar isso se sobrepor às necessidades dos seus projetos.
O Behance precisa ser o último estágio do seu trabalho, ele precisa resolver o problema do seu cliente. Seu projeto exerce uma função e nem sempre as tendências se encaixam no que seu cliente precisa… As vezes encaixa e aí, maravilhoso, mas você ta trabalhando pro Behance, pro Dribbble ou pro seu cliente? Pense nisso.
3. Ouça mais, fale menos
Isso vale pra tudo na vida. Claro que aqui estou falando mais especificamente de ouvir o seu cliente, sem aquele surto de o cliente sempre tem razão… Mas é fato que o cliente conhece mais o negócio dele do que você! Então ouça o que ele está dizendo, preste atenção no subtexto, no que está nas entrelinhas. Nem sempre as pessoas sabem comunicar perfeitamente o que elas imaginam do próprio negócio. Nosso trabalho como designer também é fazer essa tradução e aprender a entender o que eles querem dizer. Com o tempo aprendemos alguns padrões que facilitam os entendimentos dos projetos, e dos clientes principalmente.
Por fim, ouça mais seus outros colegas designers também. Só toma cuidado com quem são essas pessoas, não se deixe levar por qualquer papinho!