Agora eu tenho um espaço para chamar de meu nesta vasta Internet!
Em outubro lancei a primeira parte do meu site, criado por mim completamente do zero, explicando e esmiuçando meu processo de trabalho e serviços que presto dentro do Design. Agora, com a adição do blog, consigo desenvolver ainda mais meu conteúdo online.
Desde o final do ano passado eu finalmente mergulhei na produção de conteúdo como uma parte integrante do meu trabalho como Designer. Além de prestar serviço para empreendedores, pequenas e médias empresas, também tento prestar um serviço para a comunidade de Design brasileiro com minha presença digital.
Meu objetivo na Internet, além de mostrar meu trabalho, é também desmistificar alguns aspectos do Design. Não, você não precisa usar produtos Apple se não quiser. Não, você não precisa acordar às 5 da manhã e colocar um monte de palavras em inglês no seu vocabulário para viver de Design. Design de verdade é puramente uma questão de identificar uma situação e atender aquela situação da melhor maneira que você puder, com o suporte das suas técnicas e do seu repertório.
Por mais que os grandes empresários e a inteligência artificial tentem transformá-lo, o Design não é uma commodity. Isto é: se você apresentar o mesmíssimo briefing a mil agências, freelancers, estúdios, você obterá mil resultados completamente diferentes, mesmo com uma base completamente idêntica.
Ou pelo menos deveria ser assim. A pasteurização de ficar seguindo tendências ou simplesmente replicando o que já deu certo na concorrência não serve de nada aos clientes ou ao público. A padronização de soluções não ajuda o Design a se desenvolver.
O site da Padoca do Seu Zé não tem os mesmos objetivos do site da Apple. Simplesmente replicar o que a maior empresa de Design do mundo faz não vai resolver o problema do Seu Zé. E aqui eu quero falar com o designer que vai atendê-lo, não com os da Apple!
Olhar para dentro do real problema ou situação que um projeto precisa resolver é a alma do nosso ofício. E neste blog, e em todos os meus canais digitais, meu objetivo é exatamente esmiuçar isso. Por meio de texto mais analíticos, filosóficos talvez às vezes? Mas também de tutoriais e dicas práticas que podem ser usados para resolver problemas mais específicos.
E porque não falar de ganhar dinheiro também? Afinal, não dá para ficar apenas no mundo das ideias, precisamos colocar os pés no chão e jogar o jogo atual. Os assuntos que rondam o trabalho com Design também terão seu espaço: vamos falar bastante de produtividade, mas principalmente de como atingi-la preservando nossa saúde e vida fora do escritório.
Te convido a conhecer o Blog do Rosso e a pensar Design junto comigo. Você vem?!