Sobre mim

Há muito tempo, numa galáxia muito distante…

Olá! Quem fala com você neste site é esse cara aí ao lado: Daniel Rosso. Sou natural do Rio de Janeiro, mas hoje moro no interior de Minas Gerais e com a bênção do Wi-Fi tenho colaborado com empresas de várias regiões do Brasil, e também de Portugal e do Canadá.

Aos 11 anos experimentei programar jogos, aos 13 quis ter site sobre videogames e dos 17 em diante tentei emplacar alguns canais no YouTube, mas uma coisa já unia todas essas vontades digitais: as identidades visuais e trabalhos gráficos. Sou bacharel em Comunicação Visual Design pela Escola de Belas Artes da UFRJ, trabalhei em agência de marketing digital e desde 2017 trabalho como freelancer.

Tudo é um processo.

Trabalhando como autônomo durante esse tempo tive a oportunidade de estruturar meu próprio processo de trabalho. Em qualquer dos serviços contratados, tudo por aqui rola assim:

1.

Briefing

É o coração do projeto. As informações colhidas nesta fase vão nortear todas as seguintes, por isso é tão importante ter respostas precisas no formulário de pré-diagnóstico e na reunião principal de diagnóstico em si. Além das informações sobre o projeto, aqui também conhecemos e ajustamos as nossas expectativas — do contratante e, sim, do contratado também!

2.

Pesquisa

Agora é hora de ir mais fundo. Tentamos abrir o leque de possibilidades o máximo possível: quais são os caminhos que vão trazer mais resultados? O que precisamos evitar para nos diferenciar da concorrência? Que referências podemos evocar no projeto e instigar uma memória afetiva que nosso cliente nem sabia que tinha? Ideias desse tipo nascem na pesquisa.

3.

Execução

Quando tudo começa a tomar forma. Neste momento do projeto é importante exaurir todas as ideias que apareceram na fase anterior. É quando descobrimos o que funciona e o que não, o que vai bem com o que e começamos a enxergar o nosso projeto. Infinitos testes são feitos e as descobrimos quais são as opções que melhor atendem ao briefing.

4.

Entrega

É hora da aprovação final, mas sem sustos! Em cada uma das etapas anteriores tudo é batido e debatido para que todos estejam alinhados, mas nesta fase final o projeto ganha vida para valer. A depender dos serviços contratos, o cliente recebe todos os arquivos arrumados, o site pronto para ir ao ar, os conteúdos das redes sociais, etc… Tudo pronto para ganhar o mundo.

O Design é uma enorme caixa de ferramentas.

Quando falamos em Design a primeira coisa que vem a sua mente é algo visual, não é verdade? Mas isso é apenas a ponta do iceberg. O que vemos é a expressão de toda uma estratégia, de muitas horas de análise, teste e repetição para atingir o resultado pretendido. As ferramentas dentro da disciplina do Design que podem ser utilizadas são inúmeras. O desafio do nosso trabalho é achar as peças certas que se encaixam na necessidade do seu projeto ou da sua empresa.