Medo de errar e procrastinação

São 8h10 de uma segunda-feira. Você chegou na agência de marketing em que você trabalha como designer, tomou aquele cafézinho pra dar um tranco inicial, ligou o PC e conferiu a pauta do dia. Tranquilo, pensou. Não tem grandes desafios, basta abrir o Photoshop e começar a criação!

Arquivo, novo, colocou as dimensões da prancheta, fundo transparente e…

Tudo desandou.

Aquele fundo quadriculado típico de um PNG falso nunca foi tão intimidador. Por onde começar? Parece que todo seu conhecimento de anos de design gráfico se esvaiu! Você pensa em abrir o Behance, claro, um pouco de inspiração é o que está faltando.

Você pode navegar o quanto quiser, conferir belíssimos trabalhos dos portfólios gráficos alheios, mas nesse momento nada disso te ajuda. O problema não é vem de fora, ele vem de dentro.

Toda essa ansiedade de começar uma tarefa simples é simplesmente medo de errar. As tarefas mais banais parecem complicadíssimas porque você está com receio de não gostar do que vai produzir, ou que não vá ser aprovado, que você vai ter que lidar com refações e afins… Tudo isso é ansiedade, sua cabeça já pensando em problemas futuros, impedindo você agir para terminar o que está agorinha na sua frente.

Mas é inevitável. Se você não errar, não perder a mão em um layout, se desagradar com uma peça, lidar com mil alterações que de pouco em pouco descaracterizam o seu design (se você achou específico é porque isso já aconteceu comigo — mais de uma vez)… Sem essas frustrações você nunca vai evoluir. Se você nunca erra, você nunca acerta, e principalmente, nunca se acostuma com essa sensação.

Não se engane: de tempos em tempos ela vai vir, você querendo ou não. Mas aí é que entra a inteligência de saber exatamente o que você está sentindo e como lidar com isso. Por isso, fica aqui uma dica: quando o modo procrastinador ativar e você estiver sentindo o famigerado “bloqueio criativo”, a solução é simplesmente… criar! Comprometa-se a realizar a tal tarefa por 5, 10 minutos que sejam. Esse vai ser o impulso que você precisa para sair da inércia. Mas crie sem regras, sem amarras. Pegue uma ideia e simplesmente execute, do jeito que der. Se colocar em movimento vai te ajudar a destravar a mente.

Compartilhe esse post:

Leia também:

Assine o Mural do Rosso

Novidades, bastidores, dicas e fofocas sobre Design e produtividade no seu app de mensagens preferido.